sábado, 28 de agosto de 2010

Tem CAIUBI em Feira de Santana-BA





O projeto CAIUBI existe a 8 anos, criado em São Paulo em 2002 pelo Musico Osmar Lazarini , o Sonekka, na rua que tem o mesmo nome. O clube Caiubi de Compositores, reuni cerca de 6.000 associados entre músicos, produtores culturais e jornalistas.
Em Feira de Santana o projeto CAIUBI é apresentado como Quinta Autoral do CAIUBI, tem como mentores Dionorina, cantor e compositor feirense, que faz a direção musical do projeto e Geraldo Lima, (diretor de produção e apresentador). A quinta autoral do Caiubi, teve inicio em 22/07/2010 e sua segunda edição dia 26/08/2010, participaram o Ânima Trio, ( Tito Pereira, Flaviano Gallo e José Araújo), Cescé Amorim e Dionorina.
Os encontros em feira acontecerão sempre na ultima quinta feira de cada mês, no Centro Universitário de Cultura e Arte, (CUCA) da Universidade Estadual de Feira de Santana(UEFS), vale conferir não é apenas musica da boa, mas cultura de qualidade. Segundo Dionorina poderemos contar com artistas de diferentes áreas. “Poderemos trazes alem dos músicos e compositores, poetas, atores, fotógrafos e artistas plásticos. E mostrar os trabalhos juntos.” disse Dionorina.
A idéia seria abri mais uma opção de divulgação dos artistas feirenses, além de um espaço para encontros culturais.

sábado, 21 de agosto de 2010

Política: Poder e Populismo

Política: Poder e Populismo
O termo política é derivado do grego antigo que indicava todos os procedimentos relativos à polis, ou Cidade-estado. Por extensão, poderia significar tanto Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.
Na filosofia aristotélica a política é a ciência que tem por objeto a felicidade humana e divide-se em ética (que se preocupa com a felicidade individual do homem na polis) e na política propriamente dita (que se preocupa com a felicidade coletiva da polis). O objetivo de Aristóteles com sua Política é justamente investigar as formas de governo e as instituições capazes de assegurar uma vida feliz ao cidadão. Por isso mesmo, a política situa-se no âmbito das ciências práticas, ou seja, as ciências que buscam o conhecimento como meio para ação.
Segundo um filósofo:
"Vemos que toda cidade é uma espécie de comunidade, e toda comunidade se forma com vistas a algum bem, pois todas as ações de todos os homens são praticadas com vistas ao que lhes parece um bem; se todas as comunidades visam a algum bem, é evidente que a mais importante de todas elas e que inclui todas as outras tem mais que todo este objetivo e visa ao mais importante de todos os bens; ela se chama cidade e é a comunidade política"
Não podemos esquecer que muitas pessoas utilizam-se do poder para se torna populista Chamam-se de populismo uma série de movimentos políticos que se propõem a colocar, no centro de toda ação política, o povo enquanto massa, em oposição - ou ao lado - dos mecanismos de representação próprios da democracia representativa. Historicamente, no entanto, o termo populismo acabou por ser mais identificado com certos fenômenos políticos típicos da América Latina, principalmente a partir dos anos 1930, estando associado à industrialização, à urbanização e à dissolução das estruturas políticas oligárquicas em que o poder político encontra-se firmemente na mão de aristocracias rurais. Daí a gênese do populismo, no Brasil, estar ligada à Revolução de 1930, que derrubou a República Velha oligárquica, colocando no poder Getulio Vargas que seria a figura central da política brasileira até seu suicídio em 1954.
O populismo é uma expressão política que encontram representantes tanto à esquerda quanto à direita do espectro político. Governantes populistas como Vargas, Perón e Lázaro Cárdenas realizaram políticas nacionalistas de substituição de importações, estatização de certas atividades econômicas, imposição de restrições ao capital estrangeiro e concessão de direitos sociais. No entanto, os regimes populistas freqüentemente dedicaram-se à repressão policial dos movimentos de Esquerda, e sempre realizaram sua ação reformista dentro de um quadro puramente capitalista.
O populismo tendeu também a retirar da própria burguesia nativa sua capacidade de ação política autônoma, na medida em que em tais regimes toda ação política é referida à pessoa do líder populista que se coloca idealmente acima de todas as classes. Ideologicamente, o populismo não é necessariamente de "Esquerda", no sentido de que seu alvo não são apenas as massas destituídas; há políticos populistas de Direita - como os políticos paulistas Adhemar de Barros e Paulo Maluf - que tiveram como alvo de sua ação política a exploração das carências dos extratos mais baixos (ou menos organizados) da população urbana, com a qual estabelecem uma relação empática baseada na defesa de políticas autoritárias de "moral e bons costumes" e/ou "Lei e Ordem". Alegam alguns que o maior representante do populismo de Direita no Brasil talvez tenha sido o presidente Jânio Quadros.
O populismo, enquanto ideologia, não está ligado obrigatoriamente a políticas econômicas de tipo nacionalista: na América Latina dos anos 1990, governantes populistas, como o argentino Carlos Saul Menem, combinaram políticas neoliberais de desregulamentação e desnacionalização com uma política social assistencialista herdada do populismo mais tradicional dos anos 1930 - no caso de Menem, do peronismo - naquilo em que tais políticas não entravam em conflito com as práticas neoliberais.
Não gosto de pensar em populismo no Brasil, embora enxergue um novo populismo. Um populismo de um presidente que lança o filme da sua vida, que lança um candidato para dar continuidade ao seu mandato, que manipula uma massa com os acertos positivos da administração e vare para debaixo do tapete as falhas da mesma.
O foto é que em outubro próximo estaremos escolhendo um presidente da republica, senadores e deputados federais e estaduais. É preciso pensar em historia e atualidade, em poder e populismo, crescimento e corrupção, em FICHA LIMPA. Aristóteles, Getulio Vargas, Juscelino, José Sarney, Fernando Collo, FHC e Lula são parte da nossa história política que precisão ser estudados e analisados criticamente e tenhamos a certeza de nossas escolhas, VOTO .

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

ITA Baianos


Baianos invadem a Europa

O mês de agosto na Itália começou com cara de ensaios de carnaval na Bahia. No dia 06/08/2010, Saulo Fernandes com a banda EVA, fez a festa dos brasileiros e italianos em Milano -Italia. E no ultimo final de semana 14/08/2010, foi a vez de Daniela. Que iniciou sua turnê pela Europa, fazendo uma previa do que será o carnaval em Salvador BA.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Kiko Luz


Kiko Luz, ex baterista da banda de fórro Estakazero, inicia sua carreira de cantor de Axé, interpretando musicas da banda Asa de Águia e composições próprias.
Kiko esta com Cd de divulgação circulando por salvador e pelo interior da Bahia.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Geronimo


Geronimo o negão do axé baiano

Geronimo é reconhecido por personalidades brasileiras como um artista bem baiano e conhecedor de seu povo e sua historia. Símbolo da resistência cultural nos últimos vinte anos, propulsor da musica afro baiana, quando estimulou a auto estima de uma população de maioria afra descendentes com a musica intitulada. “EU SOU NEGÂO” transformaria naquele instante a possibilidade de todos se alto firmarem indiferente de cor ou credo. Hoje o seu sucesso é repartido nas vozes de grandes interpretes e grandes bandas como: Maria Bethânia, Elba Ramalho, Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Araketu, Vânia Abreu, Chiclete com Banana, Timbalada, Cheiro de Amor, Márcia Freire, Carla Cristina, Pysirico, Ricardo Chaves, Jorge Aragão, Asa de Águia, Pimenta Nativa, e tantos outros...
A Escadaria do Paço, no Centro Histórico de Salvador, é palco há sete anos do show “Pagador de Promessas”, do cantor Geronimo.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Leandro lopes tem dendê


Carioca com dendê, Leandro Lopes

Leandro Lopes, carioca do signo de aquário. Ficou conhecido por todo Brasil após vencer a primeira edição do programa “Ídolos”, na emissora de TV, SBT (Sistema Brasileiro de Telecomunicações). Desde 2008 a frete da Banda Rapazolla, Leandro relembra como chegou à banda.
Conta que tomou um susto, pois não esperava o convite. Porém agradece e diz estar muito Feliz. “Estava em casa um belo dia, quando o telefone tocou. Era o pessoal do Rapazolla me Convidado para ser o vocalista da banda; Tomei um susto, pois não esperava que isso fosse acontecer um dia”
Ouviu o som da banda e achou o máximo. “É o pop que eu adoro cantar, misturado com percussão muito bem tocada na Bahia. Adoro festa, adoro multidão, carnaval... Por que não iria aceitar? Estou no lugar certo, no momento certo e na banda certa. Achei meu caminho.” afirmou
Quando perguntado quem é o Leandro Lopes?
“Quem é Leandro?” “Leandro é um cara muito autentico, guerreiro, que gosta de trabalhar, que quer viver de musica, que ama musica, Leandro sou eu, é o Rapazolla” (risos) disse
O rapaz de moicano vermelho e chamado de “Pica Pau” falou da musica baiana e sua renovação, dos seus ídolos, da felicidade de estar no Rapazolla. “Tudo se renova, e a galera que estar no mercado há tempos, vai continuar muito tempo ainda. Se deus quiser, tenho muita fé nisso; É uma galera importante para o carnaval do Brasil, a renovação! É fato, tem que acontecer na musica e em vários ambientes”.
Com um gosto bastante eclético o musico tem como ídolos: Zé Ramalho, Lulu Santos, Freddie Mercury, Luiz Caldas e Ivete Sangalo entre outros. “Ivete, todo mundo tem como exemplo no país inteiro, eu gosto de todo mundo, (risos), Se fizéssemos uma lista passaríamos a noite inteira aqui”.
Entrevista feita pela repórter Ana Carla Rodrigues, para Revista Alternativa em sua edição especial de micaretas 2008, n°38, na micareta de Feira de Santana.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Ivete Sangalo


Ivete Sangalo, integra comitê de notáveis que escolheu logomarca da copa de 2014

A escolha da logomarca para a copa do mundo de 2014 que se realizará no Brasil. Foi tomada por um comitê de notáveis formado por Ricardo Teixeira, Jerome Valcke, da FIFA, Oscar Niemayer, Paulo Coelho, Ivete Sangalo, Gisele Bündchen e Hans Donner.
A imagem é da taça Jules Rimet estilizado nas cores verde e amarelo, com várias mãos envolvendo o objeto e o ano em vermelho. O anúncio oficial da logomarca está marcado para três dias antes do final da Copa na África.

Ego

Powered By Blogger

Categorias

Blog Archive

Online